Professor da Psicologia publica em revista da Unitins

O professor do curso de Psicologia, Sonielson Luciano de Sousa, publicou um artigo na revista Humanidades e Inovação, da Unitins. A publicação ocorreu em conjunto a orientadora de Mestrado de Sonielson, a profa. Dra. Cynthia Miranda – UFT.

Sonielson Sousa é Professor de Filosofia e Antropologia no curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra

O artigo foi publicado na revista v. 5 n. 5 (2018), com o tema: Estado, Educação e Conflitos Sociais II. Sob o título de ‘Pós-Modernidade e a vertigem existencial entre os jovens’, a pesquisa aborda como a Pós-Modernidade cria uma dinâmica de individualização que afeta a todos, mas que impacta de forma ainda mais incisiva as populações jovens, notadamente os jovens de classes sociais menos favorecidas, que são submetidos a uma espécie de violência simbólica sob a forma de autoviolência.

A partir de pesquisa bibliográfica o artigo aborda como a dinâmica contemporânea gera uma gama de jovens descontentes e frustrados por não conseguir inclusão na sociedade do consumo. Assim, ter e aparentar originalidade custa caro, sendo, portanto, um privilégio que requer esforço ad eternun para que o jovem, mais à frente, não se depare com o fantasma da invisibilidade.

Revista

A revista Humanidades e Inovação lançou o dossiê Estado, Educação e Conflitos Sociais com o objetivo de reunir publicações que tenham como foco temáticas relacionadas ao Estado e Políticas Públicas, Tendências Punitivas, Instituições Sociais e Violências, Direitos Humanos e Formação da Cidadania, Educação e Transformações Sociais. A edição pode ser acessada a partir do link https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/33