fonte:http://encurtador.com.br/ilsSY
Canção: Um mundo ideal ( Aladdin)
Um mundo ideal é uma canção classica e romântica do famoso desenho da Disney Aladdin (1992) com o título original :“A Whole New World” foi composta por Alan Menken, juntamente com letras escritas por Tim Rice. Regravada recentemente na versão brasileira pela banda Melim para o live action do filme (2019). A canção casa muito com a teoria do mundo das ideias de plantão, que saber como? Vem comigo!
fonte:http://encurtador.com.br/akruH
Antes de começar a canção Alladin convida sua amada Jasmine a um passeio de tapete e no primeiro verso canta:
‘’Olha, eu vou lhe mostrar
Como é belo este mundo
Já que nunca deixaram
O seu coração mandar’’
Nessa cena os dois estão em um tapete mágico voador, o que torna esse ato muito simbólico, de liberdade, como a letra já sugere ‘’ nunca deixaram seu coração mandar’’ dando um sentido de que Jasmine estava presa às regras, agindo apenas de forma racional e não mandando com o coração; se permitindo viver de acordo com suas emoções.
Eu lhe ensino a ver
Todo encanto e beleza
Que há na natureza
Num tapete a voar
Aladdin resolve demonstrar o encanto que existe na liberdade se reconectando com a natureza. Para schopenhauer o conceito de liberdade, em seu sentido físico, implica o reconhecimento de que homens e animais são considerados livres quando não existem obstáculos em suas ações, isto é, quando eles podem agir sem que laços, prisões ou paralisias os detenham.(PAVÃO,2019) No caso das prisões são as coisas do dia a dia que não permitem Jasmine enxergar os encantos da natureza, pois a mesma vive presa em um castelo. ‘’num tapete a voar’’ significa ter um olhar mais amplo sobre todas as coisas.
Um mundo ideal
É um privilégio ver daqui
Ninguém pra nos dizer o que fazer
Até parece um sonho
Esse ‘’ mundo ideal’’ pode ser definido para platão como Inteligível (das Idéias). Onde as ideias habitam na própria esfera, mantendo suas características de unidade, pureza e imobilidade. Esse mundo ideal de fato é um sonho, segundo Kant (1074) a liberdade mesmo sendo uma propriedade da vontade, não é desprovida de lei, mas antes uma causalidade segundo leis imutáveis, ainda que de uma espécie particular, pois de outro modo uma vontade livre, seria absurda.
fonte:http://encurtador.com.br/yMRV0
Um mundo ideal
Um mundo que eu nunca vi
E agora eu posso ver e lhe dizer
Estou num mundo novo com você
(Eu num mundo novo com você)
Uma incrível visão
Neste voo tão lindo
Vou planando e subindo
Para o imenso azul do céu
Esses ideais podem se manifestar em um plano diferente, das coisas sensíveis (das representações) o que seria o nosso mundo. Sendo esse mundo uma espécie de imitação do inteligível. Ou seja, Aladdin e Jasmine enxergam através do tapete um mundo real, se percebiam planando e subindo um céu azul, porque enxergavam, algo legível a visão, porém em suas cabeças fazem desse mundo, um mundo perfeito, incrível, desconsiderando toda a realidade. Um mundo ao qual os dois podem ficar juntos, onde um ladrão e uma princesa, não são apenas os seus rótulos, mas apenas duas pessoas apaixonadas.
Um mundo ideal (feito só pra você)
Nunca senti tanta emoção (pois então aproveite)
Mas como é bom voar, viver no ar
Eu nunca mais vou desejar voltar
No mundo ideal encontra-se a ideia máxima de bem, identificada em alguns diálogos de Platão com Parmênides, um ideia, que representa a busca do filósofo rumo ao conhecimento absoluto. Observando então a matéria por essência como algo imperfeito, onde não se pode manter a identidade das coisas, pois ela está sempre mudando, Platão passou a acreditar que Parmênides estava certo, quando dizia que devemos abandonar o mundo sensível e se ocupar ao mundo verdadeiro, invisível aos sentidos mas visível ao puro pensamento (CHAUÍ, 1995).
Entendemos então que Jasmine faz um caminho contrário, ‘’nunca senti tanta emoção’’, ou seja ela está deixando a racionalidade dos pensamentos de lado, buscando a emoção em sua forma mais pura, nos mostrando outra teoria de platão a Reminiscência, que diz; todo nosso conhecimento não é um processo de construção mas de recordação de algo já antes vivenciado. O aprendizado então se torna uma recordação de tudo o que a alma anteriormente contemplou. ‘’Como é bom voar, viver no ar’’, ou seja viver em um mundo onde as regras naturais e sociais não se aplicam. ‘’ Eu nunca mais vou desejar voltar’’ segundo Platão, a alma tem um conhecimento inteligível, no qual se tem por completo o saber de todas as coisas, é o plano da pura permanência, neste as ideias são “Protótipos, Formas, modelos únicos e perfeitos de todas as coisas que existem” (RIBEIRO, 1988, p.43). Não querer mais voltar pode se tornar perigoso, pois viver apenas num mundo ‘’perfeito’’, pode se tornar algo delirante, ocasionado comportamentos que fogem de uma normalidade social.
fonte:http://encurtador.com.br/bvxO9
Um mundo ideal (com tão lindas surpresas)
Com novos rumos pra seguir (tanta coisa empolgante)
Aqui é bom viver, só tem prazer
Com você, não saio mais daqui
O mundo ideal seria uma cópia do mundo inteligível, construída a partir daquilo que platão denomina de ‘’demiurgo’’: o princípio organizador do universo que, sem criar de fato a realidade, modela e organiza a matéria caótica preexistente através da imitação de modelos eternos e perfeitos (Platão 428-348 a.C.).
Um mundo onde só tem prazer, se distancia da realidade, para Freud (1920) São nossos atos que são determinados pelo prazer ou pelo desprazer e essa motivação pode não ser percebida conscientemente.O desejo inconsciente tende a realizar-se restabelecendo os sinais ligados às primeiras vivências. Na teoria de platão essas primeiras vivências seriam a busca pela reminiscência, a ”alma humana antes de encarnar o corpo’’ já para Freud os desejos primários de infância.
Um mundo ideal (um mundo ideal)
Que alguém nos deu (que alguém nos deu)
Feito pra nós (somente nós)
Só seu e meu
Um mundo que ‘’alguém nos deu’’ esse alguém pode ser o próprio inconsciente buscando as satisfações dos desejos em uma inalcançável busca. Para Lacan (1964) o desejo é um processo que passa por momentos de alienação. Ele está projetado no outro. ‘’feito para nós, somente nós’’. Ou seja: ‘’ o desejo humano é o desejo do outro (LACAN, 1964 p.223) Esses desejos são sobretudo aquilo que não se pode ter: Um mundo ideal.
REFERÊNCIAS:
ALMEIDA, Barbara.Uma Reflexão acerca do Crátilo, de Platão. Universidade Federal do Tocantins. Palmas-Tocantins, p.(1-19) novembro, 2017. Disponível em: file:///C:/Users/Diana/Downloads/2770-Texto%20do%20artigo-16706-1-10-20170228%20(2).pdf. Acesso em 18 de abr de 2022.
MAIRINIQUI, Igor. KARL POPPER E A TEORIA DOS MUNDOS DE PLATÃO.iniciação Científica-Piic-UFSJ), São jordan do rei p. (1-11), julho, 2003. Disponível em:https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/lable/revistametanoia_material_revisto/revista05/texto01_teoriadosmundos_platao_popper.pdf. Acesso em: 15 de abr de 2022
Melim. Um mundo ideal . BRASIL: Disney: 2019. Suporte (2:57). Disponível em: https://www.letras.mus.br/aladdin/um-mundo-ideal-2019/ . Acesso 15 de abr de 2022.
NASCIMENTEO, Rosemberg.A compreensão de liberdade na perspectiva Kantiana: princípio supremo da moralidade.Pensamento extemporâneo, 2012. Disponível em: <https://pensamentoextemporaneo.com.br/?p=2273>. Acesso em: 15 de abr de 2002.
REDAÇÃO, equipe de psicanálise. Prazer e o significado em psicanalise. Psicanálise clínica 2020. Disponivel em: https://www.psicanaliseclinica.com/prazer-significado/#:~:text=Freud%20postula%20a%20tese%20que,al%C3%A9m%20do%20princ%C3%ADpio%20do%20prazer%E2%80%9D.. Acesso em 15 de abr de 2022.
REDAÇÃO, equipe de psicanálise.Principio do prazer e da realidade para freud. Psicanalise clinica 2017. Disponível em:https://www.psicanaliseclinica.com/principio-do-prazer-realidade/. Acesso em 15 de abr de 2022.
TAFFAREL, Marisa. O desejo segundo Lacan. Blog psicanalise, 2019. Disponivel em: https://www.sbpsp.org.br/blog/o-desejo-segundo-jacques-lacan/. Acesso em: 15 de abr de 2022.