Como potencializar seus estudos por meio das redes sociais

Mídias sociais têm sido utilizadas como ferramentas para auxiliar no processo de aprendizagem e de desenvolvimento de novas habilidades.

Quando pensamos em educação e no desenvolvimento de novas habilidades, muitas pessoas associam esses processos a modelos tradicionais de ensino, às vezes sem saber que o mesmo smartphone ou computador que eles usam para a comunicação e entretenimento pode também ser utilizado para potencializar seus estudos e desenvolver novas habilidades. Essa ideia tem sofrido desconstruções nos últimos anos devido ao contexto global de pandemia, quando profissionais da educação e alunos precisaram adaptar-se e transformar o único meio de comunicação viável em ferramenta de estudo e aprendizado: a internet.

Durante a pandemia, uma das ferramentas mais utilizadas para a facilitação do ensino a longa distância foi o Google Classroom, que permite que os professores postem atividades, entrem em contato com seus alunos, além de anexar documentos e outros materiais como vídeos do YouTube, entre outros. Com uma interface intuitiva, o Google Classroom possibilitou que pessoas em diferentes faixas etárias pudessem continuar seus estudos e processos de aprendizagem mesmo em um contexto complexo de pandemia global.

Fonte: Google

Entrando em outros saberes, a plataforma social Twitch oferece o contato entre “streamers” e seu público-alvo. Os streamers são aqueles que iniciam um vídeo ao vivo, e apesar da plataforma ser majoritariamente composta por conteúdos de jogos digitais, muitos streamers focam em passar seus conhecimentos de arte, música, e até gastronomia para seu público. Ao iniciar uma gravação ao vivo, o streamer é capaz de realizar um passo a passo com seu público e ensinando técnicas únicas que foram aprendidas ou desenvolvidas ao longo dos anos, transmitindo seus conhecimentos para iniciantes e aspirantes.

Outras plataformas sociais que têm feito sucesso são aquelas que possuem o objetivo de ensinar outras línguas a partir de conversas em tempo real com pessoas nativas, trazendo uma aproximação de quem aprende para contextos reais e mais possíveis de acontecerem em uma determinada cultura ou população. Algumas das redes sociais mais famosas para tais fins são: Duolingo, Cambly, Tandem, Preply, Open English, entre outras. Além disso, muitos usuários de redes sociais acabam entrando em contato com pessoas de outras nacionalidades e ao fazer amizades virtualmente, praticam suas habilidades de comunicação e idiomas a partir de tal correspondência, trocando experiências e conhecimentos sobre suas culturas, costumes, gírias e idiomas.

Atualmente, o Instagram também tem sido uma grande ferramenta para professores, mentores, e outros profissionais, divulguem e realizem cursos para seu público-alvo. Em sua maioria, o Instagram é uma forma de divulgação, contato inicial e breve introdução ao que será ensinado em seus cursos, e após efetuação de pagamento ou demonstração de interesse, migram para outra plataforma que eles possuem maior habilidade e contato com seu público, passando um filtro em quem de fato quer aprender e os adicionando em grupos de Telegram ou Whatsapp por exemplo para receberem aulas e dicas de forma exclusiva.

Outra ferramenta que tem sido bastante utilizada por professores e alunos, é o ChatGPT, uma plataforma que utiliza inteligência artificial. A ferramenta funciona a partir das interações dos usuários com a I.A., que acumula dados coletados e aprende cada vez mais de forma mais profunda sobre diversos assuntos diferentes, sendo utilizada para corrigir textos e explorar novas ideias, entre outras funções. Ela responde às demandas dos usuários de forma direta e objetiva, otimizando o trabalho de quem a utiliza e aumentando a produtividade.

Finalmente, apesar dos riscos que algumas tecnologias e mídias possam ter e suas influências negativas, também é possível transformar tais plataformas para outras finalidades de fatores positivos para seus usuários.

Referências

AFONSO, Lucas. Novas ferramentas digitais para professores. Disponível em: <link>

FIA, Business School. ChatGPT: o que é, como funciona e dicas para usar a ferramenta. Disponível em :<link>

POLIEDRO, Colégio. Tecnologia na educação: como as ferramentas digitais são utilizadas nas escolas? Disponível em: <link>

KENAN, Jamia. 15 ways to use social media for education. Atlanta-GA. Disponível em: <link>