Bases Biológicas problematiza modelos de atendimento

Durante a exposição, Ruth apresentou os conceitos epistemológicos de duas formas de intervenção

A disciplina de Bases Biológicas do Comportamento Humano, ministrada pela professora Msc. Ruth Cabral, problematizou recentemente os dois modelos de atendimento e intervenção na saúde – com ênfase na integração da Psicologia. Trata-se do modelo Biomédico e a intercessão a partir de uma abordagem Biopsicossocial.

Ruth destacou que, embora o movimento da ciência e da saúde como um todo tenha avançado consideravelmente nos últimos anos, a partir do princípio da interdisciplinaridade, ainda prevalece um modelo hierarquizado tendo por base o aspecto Biomédico. ‘Não se pode menosprezar ou diminuir este modelo, que é vital para o enfrentamento das demandas. Mas é necessário alargar a concepção de atendimento para evitarmos reducionismos e, assim, conseguirmos atender de fato as demandas do usuário’, destacou.

Ainda durante a exposição deste tema, Ruth apresentou os conceitos epistemológicos das duas formas de intervenção e apresentou exemplos de casos para aproximar a teoria da aplicação prática. Ao final, instigou os acadêmicos a produzirem conceitos/intercessões a partir dos materiais usados em sala de aula.

Psicólogo. Mestre em Comunicação e Sociedade (UFT). Pós-graduado em Docência Universitária, Comunicação e Novas Tecnologias (UNITINS) e em Psicologia Analítica (UNYLEYA-DF). Filósofo, pela Universidade Católica de Brasília. Bacharel em Comunicação Social (CEULP/ULBRA), com enfoque em Jornalismo Cultural; é editor do jornal e site O GIRASSOL, Coordenador Editorial do Portal (En)Cena.