CAOS 2019: Escravidão contemporânea e saúde mental desses trabalhadores é tema de sessão técnica

Sessão técnica apresentada por advogada mostra a contribuição da Psicodinâmica do Trabalho no combate ao ciclo nocivo da escravidão contemporânea.

No dia 23 de maio, aconteceu na sala 219 do CEULP/ULBRA, a sessão técnica “A saúde emocional dos trabalhadores resgatados em condições análogas à de escravo”, ministrada por Nathalia Canedo, bacharela em Direito e mestranda em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos. A sessão técnica foi mediada pela Profa Me. Thaís Moura Monteiro.

Nathalia começou fazendo uma contextualização sobre a revolução industrial, e como ela influenciou diretamente no processo de escravidão contemporânea, já que o trabalho passou a não ser mais algo braçal e punitivo como na época da colonização com os negros, indígenas e africanos, para ser algo repetitivo e exaustivo.

Foi abordado também a questão das condições totalmente insalubres desses trabalhadores, pois os “patrões” visam a produção e o lucro, ao invés da saúde física e emocional do sujeito. Tal dinâmica se apresenta como fruto da sociedade capitalista que nos cerca desde a época da revolução industrial.

Para encerrar, ela levou o dado alarmante de que o Tocantins é o 6º estado com o maior número de trabalho escravo notificado e que através dessas denúncias mais de 4.000 trabalhadores já foram libertados ou regulamentados. Com isso, mostra-se a importância do trabalho multidisciplinar entre Direito e Psicologia para combater algo tão antigo, mas que acontece de uma outra forma na contemporaneidade.