“Demandas suicidas” é tema de curso ofertado no Ceulp

O curso de manejo de adolescentes terá inicio no dia 19 de outubro

O curso de “Intervenção para Adolescentes com Demandas Suicidas” acontece entre os dias 19 de outubro a 07 de dezembro de 2018 no Ceulp/Ulbra. O curso será ministrado pela professora de Psicologia Me. Ana Letícia Odorizzi. Serão oferecidas 20 vagas e os encontros ocorrerão nas sextas-feiras das 8h às 9h da manhã, com carga horária de 8 horas extracurriculares.

Para realizar sua inscrição, a(o) candidata(o) deve atender os seguintes pré-requisitos: Ser estudante de psicologia e ter cursado com aprovação as disciplinas Psicologia do Desenvolvimento I e II, Psicologia das Relações Familiares, Psicopatologia Geral I e II e Psicologia da Saúde. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail psicologia@ceulp.edu.br .

O objetivo do curso será capacitar os alunos do curso de psicologia ao manejo de uma intervenção para adolescentes com demandas suicidas, demonstrando um tipo específico de intervenção a ser realizada com indivíduos com pensamentos disfuncionais: “O evento foi programado como uma das atividades do Setembro Amarelo, que traz a temática do suicídio à pauta. Problemática essa que só aumenta nos últimos tempos, principalmente entre os adolescentes, sendo subdivididos níveis para os pensamentos suicidas, como autolesão, ideação suicida, planejamento suicida e intento suicida. Com tantas variáveis envolvidas nessa temática e tendo como resultados, muitas vezes, a morte desses jovens, pensou-se esse curso na intenção de capacitar os alunos de psicologia no manejo com esse público, através de uma intervenção específica usando como ferramenta a música”, aponta Ana Letícia.

Ana Letícia Odorizzi. Fonte: arquivo pessoal.

Ana Letícia Odorizzi possui graduação em Psicologia pela Fundação UNIRG (2010), Pós Graduação em Gerontologia (UFT) e Mestrado em Educação pelo Programa de Mestrado em Educação (PPGE/UFT) com ênfase em Psicologia da criatividade e envelhecimento. Tem experiência na área de Psicologia Cognitiva Comportamental, dança Clássica e Contemporânea pela Formação em Ballet aplicada a saúde mental e Psicologia da saúde no âmbito da Estratégia de Saúde da Família (NASF). Atualmente professora do curso de Psicologia do Centro Universitário Luterano de Palmas – Ceulp Ulbra, das disciplinas Psicologia da Educação, Psicologia da Aprendizagem e Psicologia do Desenvolvimento I e II.