Dezenas de estudantes são beneficiados com Orientação Profissional

Sob a coordenação da Profa. Dra. Ana Beatriz Dupré, o projeto de Orientação Profissional atendeu dezenas de estudantes no último semestre. A ação é baseada no livro Orientação Profissional sob o enfoque da Análise do Comportamento, de Cynthia Borges Moura, que tem um andamento que dura de 8 a 10 semanas.

Durante o semestre, houve o desenvolvimento dos encontros em grupo de Orientação Profissional no Centro Educacional São Francisco de Assis, conduzidos pelas acadêmicas Letícia Antunes e Nayara Ferreira Marques. Já as acadêmicas Karlla Garcia Ferreira e Paula Renata Casimiro Pereira, Lílian Baptistella Lambert e Victória Resplandes D’Assunção Bosch e Alessandra Soares Araújo e Ítalo Bezerra de Sousa desenvolveram as atividades, respectivamente, Serviço Escola de Psicologia do Ceulp/ULBRA – SEPSI, na Paróquia São João Batista e com adolescentes em Medidas Socioeducativas – CREAS.

Dentre as ações do projeto, houve a Sessão Individual de pré-orientação; Sessão Definindo o problema de escolha; Sessão Conhecendo-se para escolher; Sessão Relacionando características pessoais e profissões; Duas sessões seguidas com o intuito de investigar as profissões, de modo a selecionar profissões de interesse e realizar leituras sobre as de interesse, além de promover a discussão acerca da importância da pesquisa e da informação profissional sobre a seleção de critérios de tomada de decisão; Sessão Olhando as profissões por outra perspectiva; Sessão Selecionando critérios de decisão; Sessão Analisando o futuro diante da escolha presente e Sessão individual pós-orientação, com intuito de fornecer feedback a cada participante sobre seu desempenho e desenvolvimento ao longo do processo de orientação.

Além disso, a acadêmica Rafaela A. Martins, que compõe a equipe, desenvolveu sua pesquisa de TCC com baseada no programa que o projeto de extensão tem seguido, com o seguinte tema: Dinamizando um Protocolo de Orientação Profissional.

Sonielson Luciano de Sousa
Mestre em Comunicação e Sociedade (UFT). Pós-graduado em Docência Universitária, Comunicação e Novas Tecnologias (UNITINS) e Pós-graduando em Psicologia Analítica (UNYLEYA-DF). Bacharel em Comunicação Social (CEULP/ULBRA). Filósofo (Univ. Católica de Brasília), Acadêmico de Psicologia (CEULP/ULBRA), especialista em Jornalismo Cultural, é editor do jornal e site O GIRASSOL, colaborador do Portal Educação e é Coordenador Editorial do Portal (En)Cena.