(En)Cena é parceiro no III Seminário de Psicologia e Políticas Públicas

O CRP-23 promoverá nos dias 6 e 7 de novembro próximo, o III Seminário Tocantinense de Psicologia e Políticas Públicas. Este era um evento que o CRP-09, quando tinha jurisdição no Tocantins, já realizava e que o I Plenário entendendo sua importância dá continuidade.

Sabe-se que que há  profissionais psicólogos trabalhando em praticamente todos os municípios do Estado e que grande parte deles tem seus trabalhos vinculado às políticas públicas. Por outro lado sabe-se que estes profissionais não raramente encontram dificuldade em suas práticas neste âmbito de atuação. Neste contexto o I Plenário, por meio da Comissão Organizadora do evento e do CREPOP (Comissão Regional de Referência Técnica em Psicologia e Politicas Públicas), apostou na intersetorialidade como estratégia de execução das Políticas Públicas e consequente facilitadora do trabalho da(o) psicóloga(o).
Desta forma, o tema escolhido para o evento foi “A Psicologia rumo ao paradigma da intersetorialidade“. No primeiro dia o evento terá a participação de representante do Conselho Federal de Psicologia, que apoia este evento, e em seguida ocorrerá uma mesa redonda que discutirá o tema.
Na primeira parte do segundo dia serão realizadas oficinas nos eixos de prevenção, promoção e assistência/atenção que ocorrerão de forma intersetorial e onde os participantes farão discussão de casos relacionados às políticas públicas. No momento seguinte estas discussões serão apresentadas e delas serão tiradas diretrizes e princípios para a “atuação psi” nas políticas públicas.
     Confira a Programação e faça sua INSCRIÇÃO:
“A Psicologia rumo ao paradigma da intersetorialidade” 
LOCAL:
UNITINS – Fundação Universidade do Tocantins
108 Sul, Alameda 11, Lote 03, Palmas, Tocantins

PROGRAMAÇÃO: 

06/11/2015
18:00 – CREDENCIAMENTO & MOMENTO CULTURAL com Fábio Sabiá
19:15 – Composição de MESA DE AUTORIDADES (CRP 23, CFP e outras autoridades)
20:00 – MESA DE ABERTURA –  (Coordenador do CREPOP do CRP-23 Jonatha Rospide, pela Coordenadora do Programa Integrado de Residências da Saúde de Palmas Juliana Bruno e pelo Convidado Iacã Macerata)
07/11/2015
MANHÃ:
COMPOSIÇÃO DOS GRUPOS PARA OFICINAS POR EIXOS TEMÁTICOS:
PROMOÇÃO – Facilitadora: Semiramis Vedovatto
PREVENÇÃO – Facilitador: Iacã Macerata
ASSISTÊNCIA/ATENÇÃO – Facilitador: Jonatha Rospide
08:00h

Cada Eixo Temático irá trabalhar o Paradigma da Intersetorialidade e os princípios e diretrizes das políticas públicas (saúde, educação, assistência social e justiça). Exemplo: o eixo da promoção trabalhar os princípios e diretrizes das políticas públicas (saúde, educação, assistência social e justiça) em relação á promoção

09:00
Serão formados grupos com componentes dos três eixos (promoção, prevenção e atenção) e cada grupo irá analisar um estudo de caso, direcionando a análise e propostas de práticas em dois sentidos: 1- Concretizar os princípios e diretrizes das políticas públicas (nos três eixos) e 2- Desenvolver práticas Intersetoriais
10:30 – Coffee Break
11:00
Os grupos que fizeram a análise do estudo de caso voltam a se reunir e sistematizam o conjunto de práticas voltadas a cada eixo temático (promoção, prevenção e atenção) dentro do caso analisado e identificam quais princípios e diretrizes das políticas públicas se alinham com tais práticas (através de fichas específicas a serem preenchidas)
12:00 – Intervalo para Almoço
14:00
Reunião Final (Auditório) – Todos os grupos apresentam o seu caso, bem como as práticas sugeridas e os princípios e diretrizes que se alinham a estas práticas. Ao mesmo tempo a coordenação da Plenária Final sistematiza os dados
16:00 – Coffee Break
16:30

Apresentação, discussão e votação do consolidado sistematizado das Práticas sugeridas e Princípios e Diretrizes das políticas públicas que promovem ações intersetoriais. Elaboração de documento que orienta a prática profissional do psicólogo nas políticas públicas rumo a intersetorialidade