CAOS: Estudo de caso mostra o enfrentamento da ideação suicida

No dia 21 de agosto, como parte da programação do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia (Caos), a acadêmica Gythãna Dantas Cidreira Merigui, sob a supervisão do Prof. Me. Iran Johnathan Silva Oliveira, abordou o tema  Análise do comportamento suicida.

Com a apresentação de um caso clínico, realizado pela própria acadêmica, por intermédio do SEPSI (Serviço de Psicologia do Ceulp/Ulbra), o público presente pôde entrar em contato com esse universo doloroso, e de bastante ocorrência, o da depressão acompanhada de tentativas de tirar a própria vida.

Gythãna apresentando caso clínico.

Embasada na perspectiva da Análise do Comportamento, Gythãna, trouxe o caso de Rosa (nome fictício), uma mulher com tentativas de suicídios recorrentes e sofredora de crises epilépticas de cunho psicológico. Utilizando de técnicas e de uma metodologia especializada, a acadêmica juntamente com seu supervisor, estão intervindo de forma ética e encontrando caminhos “externos” em parceria com Rosa, para ajudá-la nesse processo de enfrentamento às tentativas de suicídio, e ainda instigando a tomada de empoderamento sobre a própria vida.