HACKATHON: “SCRIBO” quer melhorar a vida de jovens estudantes

O resultado da maratona será divulgado nesta sexta, dia 25/05, durante o encerramento do CAOS e do ENCOINFO, a partir das 19h, no auditório central do Ceulp/Ulbra.

O SCRIBO é uma plataforma que busca o desenvolvimento da elaboração de sentimentos com foco na relação do aluno para com a escola e para si próprio. Pensando no aumento das queixas relacionadas à automutilação, Bullying, depressão e ideação suicida envolvendo adolescentes, que passam grande parte do dia no âmbito escolar, o aplicativo busca fomentar o desenvolvimento do principal mecanismo para distanciar os jovens dessas situações de sofrimento psíquico: a comunicação. Foi desenvolvida por uma equipe composta por acadêmicos de Psicologia e dos cursos da área de Computação, participou do 1º Hackathon Tech for Life, cujo tema é “Tecnologia e Saúde Mental”.

Com a iniciativa da instituição escolar em se cadastrar no site, os alunos podem baixar o aplicativo e fazer login vinculados a sua escola. A partir de então, o usuário pode exercitar livremente suas habilidades de comunicação, enquanto a escola recebe gráficos sobre os sentimentos e relatos pessoais através da conta no site.

Os jovens terão acesso a: Opção de fornecer feedbacks anônimos para a instituição na qual está inserido de maneira irrestrita; Diário de Emoções com calendário emocional, no qual emoções básicas podem ser registradas, gerando gráficos para a instituição escolar, bem como um diário cursivo com opções para fotos; Incentivos para interação com pares; Dicas sobre saúde mental em uma linguagem jovem e simples; Instrumentalização sobre como agir em casos de emergência envolvendo crises.

O resultado da maratona será divulgado nesta sexta, dia 25/05, durante o encerramento o encerramento do CAOS e do ENCOINFO, a partir das 19h, no auditório central do Ceulp/Ulbra.

1º Hackathon Tech for Life – Em parceria com os cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Engenharia de Software, o curso de Psicologia participa do 1º Hackathon Tech for Life – que é uma maratona de programação – nos dias 19 e 20 de maio. A temática do 1º Hackathon é “Tecnologia e Saúde Mental” (o tema específico, no entanto, será anunciado na abertura do evento), com o propósito de trabalhar a inovação no desenvolvimento de protótipos, softwares aplicativos, dentre outros projetos de temática tecnológica que possam ser aplicados ou desenvolvidos com este objetivo. A ação é uma prévia do CAOS (Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia) e do ENCOINFO (Congresso de Computação e Tecnologias da Informação).

Integrantes da equipe

Alessandra Soares Araújo, 20 anos, acadêmica de Psicologia do Ceulp, 5° período, Voluntária no Portal (En)Cena.

Antônio Carlos Pereira Mota Milhomens Jr, 22 anos, acadêmico de Ciências da Computação do Ceulp, 8° período, Estagiário no Tribunal de Contas do Tocantins.

Arthur Ribeiro de Araújo Conceição, 20 anos, acadêmico de Sistema de Informação da FACTO, 7° período, Estagiário na CRP Tecnologia.

Isaura de Bortoli Rossatto, 20 anos, acadêmica de Psicologia do Ceulp, 5° período, Estagiária no Portal (En)Cena.

 

Psicólogo. Mestre em Comunicação e Sociedade (UFT). Pós-graduado em Docência Universitária, Comunicação e Novas Tecnologias (UNITINS) e em Psicologia Analítica (UNYLEYA-DF). Filósofo, pela Universidade Católica de Brasília. Bacharel em Comunicação Social (CEULP/ULBRA), com enfoque em Jornalismo Cultural; é editor do jornal e site O GIRASSOL, Coordenador Editorial do Portal (En)Cena.