Psicologia promove evento com Professor e alunos indígenas da UFT em parceria com a disciplina de Sociedade

Os estudantes indígenas fazem parte do PET, o Programa de Educação Tutorial

As 19h do próximo dia 25, no miniauditório 543 no Ceulp/Ulbra, o prof. Dr. André Demarchi e um grupo de alunos da UFT irão participar de uma roda de conversa com alunos do curso de Psicologia e de outros cursos do Ceulp/Ulbra que estejam matriculados na disciplina de Sociedade e Contemporaneidade, ás segundas, sob a docência dos profs. Me. Sonielson Sousa e Dra. Valdirene Cássia.

André, que é antropólogo, e os estudantes irão abordar os desafios das comunidades indígenas frente a um crescente cenário de intolerância. Neste sentido, ninguém melhor que os próprios afetados por este panorama para falar sobre o assunto. O evento faz parte de uma ação extensionista denominada ‘Diálogos Contemporâneos’, ligada ao curso de Psicologia como interdisciplinaridade com Sociedade e Contemporaneidade.

Os estudantes indígenas fazem parte do PET, o Programa de Educação Tutorial que é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Conexões de Saberes – O PET/Conexões de Saberes para Estudantes Indígenas tem como objetivo principal o de contribuir com as ações afirmativas da UFT, no que tange a permanência dos estudantes indígenas no Ensino Superior, por meio de ações específicas e estratégicas que atendem a educação bilíngue, intercultural, específica e diferenciada, de modo a desenvolver ações de extensão junto às comunidades escolares indígenas do Estado do Tocantins, a partir de suas necessidades e anseios, no âmbito das manifestações culturais e de autoafirmação indígena.

Psicólogo. Mestre em Comunicação e Sociedade (UFT). Pós-graduado em Docência Universitária, Comunicação e Novas Tecnologias (UNITINS) e em Psicologia Analítica (UNYLEYA-DF). Filósofo, pela Universidade Católica de Brasília. Bacharel em Comunicação Social (CEULP/ULBRA), com enfoque em Jornalismo Cultural; é editor do jornal e site O GIRASSOL, Coordenador Editorial do Portal (En)Cena.