SBS organiza Júri Simulado em aula do curso de Psicologia

O evento acontece no Complexo Laboratorial do Ceulp desde às 14h

Acontece hoje, dia 12 de março de 2018, a 2ª edição do Tribunal do Júri na aula de Saúde, Bioética e Sociedade (SBS) do curso de psicologia, no miniauditório 563 do Complexo Laboratorial do Ceulp/Ulbra. Organizado pela Profa. Dra. Renata Bandeira, o evento teve início às 14h e perdura até as 17h, no horário da aula de SBS.

O Tribunal do Juri consiste em dois grupos de alunos da turma, onde um será a defesa e o outro a acusação de um caso de não aceitação de transfusão sanguínea  numa criança que a família é Testemunha de Jeová. Enquanto isso, os demais acadêmicos da turma e o público que estiver presente fazem parte do júri popular e decidem a sentença dos réus, no caso, os pais. E a mediação está sendo realizada pela professora supracitada.

Grupo de acusação. Foto: Fernando Ribeiro.
Grupo de defesa. Foto: Fernando Ribeiro.

Renata Bandeira salienta que “A disciplina de bioética é de extrema importância para profissionais de saúde, já que durante a vida profissional todos nós passamos por dilemas éticos, surgindo muitas dúvidas a respeito da forma correta de agir, seja com um paciente, ou até mesmo durante uma pesquisa.

Fazer o aluno vivenciar “O tribunal do Júri” com um caso específico de saúde traz exatamente um desses dilemas. E de forma didática é possível vivenciar o que profissionais, população e profissionais do direito vivem no dia a dia do trabalho em saúde”.