SESC faz capacitação no Núcleo Alteridade

A oficina foi ministrada pela promotora cultural em literatura do Sesc-TO, Geovana Lima.

Aconteceu no final do mês de agosto (dia 28/08/2018) na sala 212 do Ceulp/Ulbra, de 14h às 17h, uma capacitação dos estagiários do Núcleo Alteridade através de uma oficina sobre leitura. De acordo com a coordenadora do núcleo, Profa Dra Ana Beatriz Dupré Silva, o treinamento teve como objetivo dinamizar o funcionamento do grupo Livreando. E foi ministrado por Geovana Lima, promotora cultural em literatura do Sesc-TO, que é responsável pela formação de Mediadores de Leitura, oferecida pelo Sesc.

Estagiários do Núcleo Alteridade. Foto: arquivo pessoal.

Para Jéssica Neres, uma das estagiárias de psicologia do núcleo, “a oficina nos mostrou que sempre estivemos em contato com a leitura, com os livros, seja quando criança ou atualmente como adultos. Tornou-se claro o quanto somos influenciados pela leitura e pelos livros, tanto em momentos de lazer ou de estudos acadêmicos. Você pode não gostar de ler, mas vai existir aquela memória afetiva, muitas vezes nostálgica, sobre. Além disso, desmistificou o tradicionalismo e classicismo acerca da Literatura, propiciando uma miríade de possibilidades de intervenções”.

O que é o Livreando?

Livreando é um dos grupos oferecidos pelo núcleo Alteridade e o objetiva ser um espaço criativo para o desenvolvimento de competências de interpretação textual e de exposição de ideias em público.

Quem é Ana Beatriz Dupré Silva?

Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Brasília (1988), Licenciada em Psicologia e Psicóloga pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1997 e 1998), Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (2002) e Doutora em Ciências do Comportamento pelo Departamento de Processos Psicológicos Básicos do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (2012). Atualmente é professora titular do Centro Universitário Luterano de Palmas/ ULBRA, trabalhando com Análise do Comportamento em vários contextos. E também é coordenadora do Alteridade – Núcleo de Atendimento Educacional Especializado aos Discentes do CEULP.