O que é metaverso? E o que esperar do futuro da internet?

O conceito metaverso começou a ganhar a mídia após o anúncio da Meta (antigo Facebook Inc.) de investir na criação de um ambiente virtual que integre todos os seus serviços e tecnologias em um só lugar[1]. Considerado como o “próximo capítulo da Internet” ou “Internet 3D”, esse  universo virtual vai permitir às pessoas interagir e realizar vários tipos de atividades de forma imersiva, como trabalhar, jogar, fazer compras, sair com os amigos. Esse mundo será criado a partir da junção de diversas tecnologias, como realidade virtual, realidade aumentada, NFTs, criptomoedas.

Apesar de parecer uma novidade,  o termo metaverso já foi abordado no ano de 1992, no livro Snow Crash, um livro de ficção científica escrito por Neal Stephenson. Na história, humanos na forma de avatares interagem uns com os outros em um mundo virtual [2]. Além disso, jogos que exploram o metaverso já existem desde os anos 2000. Por exemplo, o Second Life, que é um ambiente virtual e tridimensional que simula a vida real e social do ser humano através da interação entre avatares.

Fonte: Imagem no Pixabay

Os games são uma parte essencial do metaverso, mas o metaverso não irá se limitar aos jogos, eles são apenas a porta de entrada, um primeiro passo nessa nova tecnologia [3]. A plataforma de games Roblox, por exemplo, já é um tipo de jogo mais atual que tem a ideia de metaverso, conta com 700 milhões de usuários e é baseado em mundo aberto, que permite que os jogadores criem seus mundos virtuais e os demais jogadores possam interagir com esse mundo.

Mas qual a diferença do metaverso e a realidade virtual? A realidade virtual (RV) possibilita uma imersão completa em um mundo simulado, uma vez que é ela quem vai garantir o transporte a esse outro mundo digital. Mas a RV não é tudo. A construção desse universo amplo e integrado dependerá de muitas outras tecnologias, incluindo criptomoedas e NFTs[4].

Fonte: Imagem no Pixabay

Gigantes companhias de tecnologia, como a Google, Microsoft, Amazon estão investindo nessa nova fase da internet. Não é um interesse exclusivo da Meta, a Microsoft por exemplo anunciou recentemente no evento Ignite 2021 a chegada de avatares 3D ao Teams. Com todo esse aporte tecnológico e financeiro das principais empresas, o avanço do metaverso se dá a passos largos mas ainda com bastante cautela, isso por que essa tecnologia pode revolucionar o cenário atual, mas para que isso aconteça é necessário que as pessoas tenham acesso à tecnologia de ponta como 5G, óculos de realidade virtual, computadores mais robustos, e essa não é a realidade da maioria das pessoas.

O metaverso pode se tornar o novo “terceiro lugar”, termo criado pelo sociólogo Ray Oldenburg que se refere a lugares onde as pessoas passam a maior parte do tempo, como a casa (“primeiro” lugar) e o trabalho (“segundo” lugar)[5]. Atualmente já permanecemos bastante tempo conectados, seja por meios de smartphones, computadores, smarts tvs e videogames, e com cada vez mais a presença de dispositivos inteligentes (IoT) esse tempo tende a aumentar de forma que a realidade virtual se conectará com a realidade física.

O metaverso irá impactar a forma como vivemos e como nos relacionamos, teremos a possibilidade de passar mais tempo em outra realidade, de mudar nossos hábitos, comportamentos e cultura. Mas existem alguns questionamentos que nos fazem pensar sobre o futuro dessa tecnologia, por exemplo, qual vai ser o limite entre realidade física e realidade virtual? E até onde as ações no mundo virtual irão interferir no  no mundo físico? Ainda é cedo para termos respostas sobre esses questionamentos, até porque  o metaverso está em fase inicial, mas a partir dos planos das gigantes de tecnologia é possível identificar que esse futuro está próximo. O potencial do metaverso é muito grande, mas o seu sucesso está diretamente ligado ao comportamento das pessoas e ao seu impacto nas relações que estas estabelecem em seu meio, mas também ao acesso a essas tecnologias, que ainda estão potencialmente fora do alcance da grande massa.

Referências:

1.https://canaltech.com.br/apps/metaverso-desencadeia-compra-desenfreada-por-imoveis-virtuais-203657/

2.https://mittechreview.com.br/brasil-tem-chance-de-liderar-a-corrida-pelo-metaverso/

3.https://www.bbc.com/portuguese/geral-59438539

4.https://www.techtudo.com.br/noticias/2021/11/software-microsoft-quer-entrar-no-metaverso-com-avatares-3d-no-teams.ghtml

5.https://mittechreview.com.br/metaverso-pode-ser-nova-internet-e-vira-prioridade-das-big-techs/