Acadêmicos participam de Roda de Conversa com professor da UFT

Os acadêmicos de Psicologia matriculados nas disciplinas de Sociedade e Contemporaneidade na segunda-feira pela manhã (turmas ministradas pelos professores Valdirene Cássia da Silva e Sonielson Sousa) participaram de uma Roda de Conversa promovida pela profa. Dra. Valdirene, que convidou o prof. Dr. José Manoel Miranda, da UFT, para falar sobre “A Conjuntura Social e Política Brasileira”. O evento foi mediado pelo professore Sonielson Sousa.

A professora Valdirene Cássia comentou que a ação é uma dupla oportunidade para os acadêmicos, que por um lado têm acesso a um tema de caráter contemporâneo e emergente e, por outro lado, podem se preparar para responder a questões sociais com mais propriedade, tendo em vista a ampla experiência do professor Miranda com o tema.

Para o professor Sonielson, a temática se aproxima de outras áreas da Psicologia, como a Psicologia Social, Comunitária, Psicologia Política e Antropologia, só para citar algumas. Sonielson destaca o caráter político dos psicólogos, que como os demais profissionais inscritos nas Ciências Humanas, têm que se debruçar sobre os aspectos sociais do país e região, sob pena de replicar olhares enviesados.

O professor José Manoel Miranda discorreu sobre comunitarismo, socialismo, liberalismo, pobreza, mercado de trabalho e exploração trabalhista. O projeto, que é de autoria da profa. Dra. Valdirene Cássia, segue nas próximas semanas. Ainda serão abordados temas como “Imigração”, “Terrorismo” e “Questões de Gênero”, dentre outros.

Psicólogo. Mestre em Comunicação e Sociedade (UFT). Pós-graduado em Docência Universitária, Comunicação e Novas Tecnologias (UNITINS) e em Psicologia Analítica (UNYLEYA-DF). Filósofo, pela Universidade Católica de Brasília. Bacharel em Comunicação Social (CEULP/ULBRA), com enfoque em Jornalismo Cultural; é editor do jornal e site O GIRASSOL, Coordenador Editorial do Portal (En)Cena.