Miracema do Tocantins sediará Seminário de Políticas Públicas sobre Drogas

Ocorrerá nos dias 28 e 29 de novembro em Miracema do Tocantins, o Seminário de Políticas Públicas Sobre Drogas com o tema Ampliando a Diversidade, no auditório do Campus da UFT – Miracema.

PROGRAMAÇÃO:

ABERTURA – 28 de novembro às 19h30min.

Mesa inaugural do evento: Cristiane Roque – Cientista Social, mestre em Sociologia. Professora do Colegiado do Curso de Direito da UFT e Coordenadora do CRR/UFT/Centro-sul. Vice-líder do Grupo de Estudos dobre Drogas – GED/UFT/CNpq.

Tema: “A atuação do CRR no Tocantins”.

Palestrante: Hermógenes Moura – Antropólogo, Licenciado e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Pernambuco. Colegiado de Ciências Sociais Coordenador da Licenciatura em Ciências Sociais PRONERA/UNIVASF. Coordenador do Subprojeto PIBID Interdisciplinar “Drogas na Escola e a Prevenção de Danos”. Pesquisador do Laboratório de Pesquisas Interdisciplinares sobre o uso de Substâncias Psicoativas Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF.

Tema: “Drogas na Escola e a Prevenção de Danos: (des)construção de estigmas”.

Mediador: César Gustavo Moraes Ramos – Psicólogo, Mestre em Ciências Criminais pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Interlocutor do Projeto Redes, Programa Institucional Álcool, Crack e outras drogas FIOCRUZ. Formador no CRR/UFT/Centro-sul.

.

29 de novembro de 2016 

 MATUTINO- às 8h30min.

Rafael Leal Matos – Cientista Social e Antropólogo. Mestre em Antropologia Social pela UFRN. Graduado em Ciências Sociais pela UFGC. Professor Substituto na UFT, Campus de Miracema do Tocantins.

Oficina: “O Consumo de Bebidas Alcoólicas na Perspectiva Antropológica”.

.VESPERTINO – às 14h30min.

Bruno Logan Azevedo – Graduado em Psicologia e pós-graduado em Psicopatologia e Dependência Química. Atuou como redutor de danos – Centro de Convivência É de Lei. Atualmente é Redutor de Danos no Projeto Respire, Gerente do Consultório de Rua de Mauá e apresentador do canal do YouTube “RD com Logan”.

Oficina: “Redução de danos: contextos e desfios”. 

.

ENCERRAMENTO – 29 de novembro às 19h30min.

Mauricio Fiore – Mestre em Antropologia pela USP e Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp. Pesquisador e Diretor do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e Coordenador científico de Plataforma Brasileira de Política de Drogas. Autor e Organizador de trabalhos sobre diversos aspectos da questão do uso de drogas, entre os quais os livros “Uso de ‘drogas’: controvérsias médicas e o  debate público” e “Drogas e Cultura: novas perspectivas”.

Tema: “Política de drogas: qual o lugar do Estado?”.

Mediadora: Janaina Alexandra Capistrano da Costa – Doutora em Ciências Sociais pela UFRN, Mestre em Sociologia pela UNESP, Especialista em Ciência Política pela UChile, Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UNESP. Professora do curso de Ciências Sociais na UFT, onde pesquisa cultura política na América Latina, história e memória, interfaces entre religião e política de drogas. Líder do Grupo de Estudo sobre Drogas – GED/UFT/CNpq.

.

Inscrições podem ser realizadas pelo link. Para mais informações: crr@uft.edu.br ou PROEX- (63) 3232 8064.