#CAOS2018: tecnologias de avaliação psicológica para cirurgia trans é tema de minicurso

O minicurso é parte da programação do CAOS 2018 que acontece no Ceulp até o dia 25 de maio

Ocorreu nesta quarta-feira, dia 23 de maio de 2018, no Ceulp/Ulbra, o minicurso “Tecnologias de Avaliação Psicológica para cirurgia trans” ministrado pela psicóloga e profa. Me. Ruth do Prado Cabral, que faz parte da programação do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS.

Foto: Laryssa Araújo.

Para falar sobre avaliação psicológica e suas tecnologias na população trans, Ruth Cabral primeiramente conceituou a transexualidade e as características presentes nessa comunidade. E a partir disso, apresentou o papel do psicólogo avaliação do indivíduo que está nesse processo transexualizador, cujo é realizado no SUS e regulamentado pela Portaria 457, de 19 de agosto de 2008. Nisso, professora alertou que “permitir a pessoa ser quem realmente ela é e como se expressa é um processo humanizado”. Além disso, os acadêmicos tiveram a autonomia de pesquisar e divulgar dados quantitativos sobre as cirurgias trans no Brasil durante o minicurso.

Figura desenhada por uma acadêmica para facilitar a compreensão do tema. Foto: Laryssa Araújo.

Para Vinícius Nascimento o minicurso foi importante por promover informações aos acadêmicos de psicologia leigos em relação à transexualidade e por agregar conhecimento aos que já sabiam de algo a respeito, pois a avaliação psicológica para essa população até então não havia sido tratada no curso. Para ele, também é de grande valor a explanação da dificuldade que consistem o processo de avaliação psicológica e de diagnóstico para que o indivíduo consiga realizar a cirurgia. Além disso, afirma que essa população tem particularidades que são diferentes do que os estagiários estão acostumados em atender na clínica.

Quem é Ruth do Prado Cabral

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2005) e Mestrado Interdisciplinar em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás (2014). Discente do Doutorado em Psicologia Clínica pela Puc-GO. Atualmente é professora no curso de pós-graduação do Centro de Ensino Capacitar, professora na pós-graduação em Análise Comportamental Clínica (IGAC-GO), professora do CEULP-ULBRA, professora de pós-graduação latu senso da Fundação UNIRG. Atuou na área de Avaliação Psicológica na- Conceito- Excelência em Medicina do Trabalho, e professora – Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Atua como Psicóloga Clínica (comportamental). Tem experiência na área de docência, psicologia Clínica e Supervisão em Clínica e Avaliação Psicológica. Atualmente a área de pesquisa refere-se a temática de Sobrecarga Familiar.

 

 

Mais informações podem ser obtidas no site do evento: http://ulbra-to.br/caos/edicoes/2018#programacao