VIII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero ocorre em Juiz de Fora

Acontecerá na próxima semana o VIII Congresso Internacional de Estudos sobre a diversidade sexual e de gênero, realizado pela Associação Brasileira de Estudos da Homocultura – ABEH, nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2016, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em Juiz de Fora, Minas Gerais.

O congresso, que acontece a cada dois anos, tem como objetivo a realização e exposição de diálogos, estabelecidos nos países dos autores participantes, acerca das relações e tensionamentos da homocultura. Além disso, é considerado uma oportunidade de intercâmbio e enriquecimento sobre diversidade sexual e de gênero.

A programação conta com a conferência de abertura, 27 simpósios temáticos, 6 mesas redondas, 46 apresentações de pôsteres, assembleia para deliberação e eleição de nova diretoria, 36 apresentações de relatos de experiências, lançamento de 24 livros e a festa “Fun House”, no encerramento do evento.

Dentre os eixos temáticos abordados nos simpósios pode-se citar: Gêneros e sexualidades nas escolas: políticas, práticas e poderes em disputa; “We Can Do It” – a desconstrução homocultural das práticas nas relações de trabalho; Ativismos e produções acadêmicas LGBT, feministas e queer em tempos de ascensão conservadora no Brasil; Educação, religião e direitos humanos: diálogos interdisciplinares sobre a diversidade sexual e de gênero; Políticas públicas, processos educativos e subjetividades: reinvenções, potencialidades e tensões na temática da diversidade sexual.

Mais informações, inscrição e submissão de trabalhos podem ser realizadas no site do evento.