Por que Pantera Negra é um dos melhores filmes da Marvel?

Concorre com 6 indicações ao OSCAR: 

Melhor Filme, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Mixagem de Som, Melhor Figurino, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição de Som

“(…) em tempos de crise, os sábios constroem pontes, enquanto os tolos constroem barreiras.”
Príncipe T’Challa

Em ‘Capitão América: Guerra Civil’, conhecemos o príncipe T’Challa, acompanhando seu pai, o rei T’Chaka, para a assinatura de um tratado de paz. No local onde estavam, ocorre uma explosão que acaba por matar o rei. T’Challa, deste modo, assume o papel de rei de Wakanda e de Pantera Negra, uma personalidade encarregada de proteger seu povo. Wakanda é uma nação reclusa, localizada na África e separada do resto do mundo. Ela esconde o segredo de sua superioridade tecnológica, a qual é decorrente do metal Vibranium, responsável por fornecer habilidades ao Pantera Negra, e é cobiçado por muitos contrabandistas.

Fonte: Pantera Negra, 2018 (Marvel Studios)

O filme trata de questões políticas e sociais, as quais variam entre sutileza e evidência. Ao ponderar sobre os assuntos tratados, é possível sentir empatia e compreender as motivações que envolvem o enredo. A estória dos personagens é bem desenvolvida e a narrativa faz com que vínculos sejam formados entre os espectadores e quem participa do filme.

Além disso, há a relação entre o título e o Partido dos Panteras Negras nos Estados Unidos. O movimento fundado por Huey Newton e Bobby Seale, durante a década de 60, tinha como principal propósito a luta pelos direitos civis da população afro-americana, o armamento desta, além da denúncia e extinção da violência que a polícia praticava contra este povo. Os Panteras Negras tinham o costume de seguir viaturas, sempre portando armas de fogo, para que pudessem monitorar as abordagens policiais. Quando estes utilizavam perfis raciais para agir violentamente, os ativistas interviam também de modo agressivo.

Fonte: https://bit.ly/2N0145d

A primeira cena do filme se passa em Okland, na Califórnia, local de nascimento do movimento dos Panteras Negras e, não por acaso, é onde também nasceu Erik Killmonger, o vilão do filme, que apresenta motivação o suficiente para conquistar o reino de Wakanda. Erik cresceu em um ambiente saturado de violência, e de tensão por desigualdade social e estrutural, além de ter presenciado a morte de seu pai. Essa referência ao Partido dos Panteras Negras fica bem sutil no filme, mas merece ser citada e, além disso, o movimento e o primeiro quadrinho do Pantera Negra compartilham datas de criação próximas.

Pantera Negra não impressiona somente por sua história envolvente e madura, mas também pela sensível apresentação do figurino inspirado em diferentes tribos africanas. Conseguimos ver o esforço dos figurinistas por terem pesquisado sobre as diferentes tribos da África apresentadas e como foram retratadas de modo elegante e ao mesmo tempo atendendo de acordo com as características regionais. As fotos a seguir são apenas alguns exemplos comparativos entre o filme e a vida real.

                              

Mulher Zulu e a caracterização da Rainha Ramonda do filme Pantera Negra. Fonte: Pinterest

                 

Representação da tribo Surma e Mursi, originárias da Etiópia e o filme da Marvel Studios. Fonte: Pinterest

Mulher da tribo Himba comparada à personagem do filme. Fonte: Blog Geledes

Não há como julgar os antecessores de T’Challa por quererem esconder Wakanda do resto do mundo. Aliás, nenhum país africano que sofreu colonização de países europeus conseguiu prosperar. Os reis de Wakanda estavam visando a proteção de seu povo, de sua cultura e desenvolvimento de sua amada nação. Mas, T’Challa, com o propósito de colocar um fim nesse isolamento, criando alianças e ajudando outros países, revela a verdadeira identidade de Wakanda ao mundo.

Recém-ganhador do SAG Awards 2019 (Screen Actors Guild Awards), por “Melhor Elenco em Filme”, Pantera Negra também foi indicado em sete categorias do Oscar, sendo elas Melhor filme, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Design de Produção, Melhor Canção Original, Melhor Figurino, Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som. O elenco é excepcional e composto majoritariamente por atores negros, sendo estes Chadwick Boseman, Michael B. Jordan, Lupita Nyong’o, Letitia Wright, Danai Gurira, Angela Bassett e outros que brilharam durante a obra de Ryan Coogler, diretor de Creed I e II.

É fundamental dizer a importância de um elenco, de maioria negra, em premiações significativas, assim, Chadwick Boseman, que interpreta T’Challa discursou quando ganharam e disse a seguinte frase: “Todos sabemos como é nos dizerem que não há tela para nos exibirmos, um palco para nos apresentarmos. Sabemos como é estar por baixo e não no topo.”.

Com essa frase, há de se perceber a realidade de atores negros na competitiva Hollywood, onde poucas vezes, filmes como Pantera Negra conseguem ter um reconhecimento favorável. Mas aos poucos, esse fato, vai sendo mudado. A representatividade que o filme traz consegue exibir a relevância de se ter super heróis negros no cinema e essa característica é apenas um dos outros vários motivos de Pantera Negra ser um dos melhores filmes da Marvel.

FICHA TÉCNICA:

PANTERA NEGRA

Título original: Black Panther
Direção:Ryan Coogler
Elenco:Chadwick Boseman, Michael B. Jordan, Letitia Wright, Danai Gurira;
País: Estados Unidos
Ano: 2018
Gênero: 
Aventura, ação

REFERÊNCIAS:

Canal nerdologia: Pantera Negra e os Panteras Negras. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=oHBkKu0EkVM> Acesso em: 28 de Janeiro de 2019.

Canal Isac Ness: Uma parte da história da música ocidental – Pantera Negra e os ritmos que marcaram o mundo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Ju2v0uO-wU8> Acesso em: 28 de Janeiro de 2019.

Blog Geledes: Tribos de Wakanda e suas inspirações na cultura Africana. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/tribos-de-wakanda-e-suas-inspiracoes-na-cultura-africana/> Acesso em: 29 de Janeiro de 2019.